sábado, 6 de outubro de 2012

Gerard Way e DeadMau5 deram uma entrevista ao Altpress!


Há quanto tempo vocês estão trabalhando em Professional Griefers? 
DEADMAU5: Cara, há muito tempo. Nem eu mesmo sei. Talvez há um ano, porque eu tenho apresentado a música em todas as últimas turnês como uma faixa instrumental.
GERARD WAY:  Eu acho que, eu tinha simplesmente ouvido falar de você.E eu estava muito animado. Eu gostei da sua cabeça de rato. Eu fiz uma grande cabeça de gato para o primeiro vídeo do nosso último álbum Na Na Na.Eu tinha feito essa enorme coisa de gato chamada … Do que eu chamei isso ? Mousekat ou alguma coisa do tipo? É estranha essa coisa de rato-gato. Você pode ver isso no vídeo de Na Na Na. .Eu usei isso com uma máscara de gás… De qualquer jeito, isso foi uma coisa muito estranha e eu fiquei realmente animado em trabalhar com você, e foi isso. Mas, não foi muito familiar.
Como vocês guardaram esse segredo em um mundo onde a informação reina e se você não pode ser criativo, você tem que pegar os planos de outra pessoa.
DEADMAU5: Bom, nós não guardamos. É só você não entrar  na internet.
WAY:  Sim, foi isso? Eu senti como se fosse um grande segredo.
DEADMAU5: Isto realmente foi grande segredo para a grande maioria do público. Mas muita gente percebeu há muito tempo. Aqueles que são grandes fãs e tudo mais. Eu ouvi algumas coisas. Acho que foi logo depois que nós gravamos com Rob Cavallo. Eu fui para casa para mixar os vocais, meustream já estava ligado e todo mundo ficou tipo: Quem está cantando ? E eu pensei: Eu não vou dizer para ninguém. Não se preocupem com isso. E eu parei com o projeto. E a resposta foi:  Uau, isso parece Gerard Way. E eu pensei: Como eles descobriram isso porra?
WAY: É, foi uma coisa louca. Você mandou a faixa e ela veio com o título errado,  era Grievers. Eu não escolhi uma faixa baseada naquele título. Porque eu fiquei tipo… Isto foi como tirar a perfeição da música.Eu não sei se eu quero estar em uma música chamada  Grievers. Eu não sei.Eu mas eu gostei tanto da música.Fiquei pensando, eu não sei.Eu achei que o titulo estragava a música, a musica era ótima, eu ouvia a melodia em minha cabeça, e era realmente ótima.Então, eu peguei o título verdadeiro e fiquei muito animado com aquilo. A letra de alguma forma se escreveu sozinha depois que o título verdadeiro veio, e eu peguei tudo de Battle Royale até William Gibson.
DEADMAU5: Oh, meu Deus, ninguém me contou isso. Que bom que eu não mantive o título Grievers, então. Teria sido horrível para você.
Joel, o que te fez querer trabalhar com o Gerard, afinal? Você era um fã de MCR? Qual era sua relação com a banda?
DEADMAU5: Quer saber? Eu vou ser brutalmente honesto, cara. Eu não odeio, mas MCR não fazia farte da minha rotina diária. Eu sou mais ou menos um grande fã de MCR quanto … Não, eu não diria Kenny G., porque eu odeio pra caralhoo Kenny G.
Então, você pensou: Ah, eu acho que eu vou querer esse cara, que canta nessa banda famosa e que  gosta de história em quadrinhos e robôs.
DEADMAU5: [Para Gerard] Foi o seu cabelo.
WAY: Ahhhh, foi o cabelo. Eu acho que ele não estava pedindo para muitas pessoas cantarem no CD. E eu fiquei tipo: Bem, porque eu? Danger Days  é notoriamente um CD agressivo, e isso foi a única coisa que eu consegui pensar. Porque há quantas pessoas cantando no CD ? Três ? E um deles é, tipo, alguém que apenas te mandou a faixa e que você nunca ouviu falar.
DEADMAU5: A primeira vez que eu encontrei com você, eu joguei um isqueiro na sua direção e ele explodiu.
WAY: Aqui está a minha pergunta: Aquilo era um isqueiro ou um chicote ? Foi assim que nos conhecemos, olhe isto [para deadmau5]. Esse filho da puta está atrasado 15 minutos para o seu set no T In The Park. Para o seu próprio set! Ele finalmente aparece e distintamente joga o que eu acredito ser um chicote na minha cabeça, mas agora eu entendi que foi um isqueiro …
DEADMAU5: [rindo] Era um isqueiro.
WAY: Eu acredito em você agora. Eu não fazia ideia do que era. Tanto faz, explodiu. Isto me fez acreditar que era um chicote, mas faz sentindo ser um isqueiro.
DEADMAU5: Tentativa de assassinato que falhou.
WAY: Ele sai e a primeira coisa que ele diz antes de ir para o palco é, Cara, nós temos que consertar aquela música. Tem alguma coisa naquele refrão. Acho que tem alguma coisa errada com aquilo. Isso foi a primeira coisa que ele disse para mim. Nós nunca nos vimos. Ele continuou:  O refrão está estranho ou alguma coisa assim, e eu pensei: Foi bom conhecer você. Eu vou assistir ao seu set.Então eu meio que obriguei ele [a fazer a parceira], porque eu gostei de sua energia. Eu esqueci que ele tinha  jogado em mim um chicote ou isqueiro, e também esqueci do fato de seu público ser completamente insano e ter essa maravilhosa energia vai se foder.
DEAMAU5: Você é realmente bom com isso.
WAY: Eu?
DEADMAU5: Eu sou tipo, o pior [em entrevistas]. Você faz tudo parecer tão engraçado, bom e animador, mesmo sendo medíocre ou não. Você entende o que eu quero dizer ? Eu não consigo fazer isso.
WAY: É como contar histórias. Você tem que contar histórias.
DEADMAU5: Há contadores de histórias e há caras que no final das histórias ficam tipo: História legal, cara. Esse sou eu.
WAY: É exatemente isso cara.
O que há de comum entre vocês, é que ambos estão trabalhando. Se isto significar alienar os diferentes estilos ou culturas que vocês tem, não há problema.
DEADMAU5: Então eu teria feito uma faixa com o Kanye. É para o trabalho, também, mas  tem que ser com pessoas que você quer trabalhar.  É um pouco dos dois.
WAY: [para deadmau5] Ele quer dizer trabalhando, do tipo executar seu trabalho por 48 horas,e  não dar a mínima .
Você está fazendo o seu trabalho e se o resultado fizer com que seus cabelos fiquem arrepiados como um ouriço-do-mar, então vale a pena fazer.
WAY:  Sim, eu estou trabalhando desta maneira. Sem se importar com o quanto você vai receber no final. Foi um pouco estranho quando ele entrou em contato comigo. Há algum tempo que eu estou querendo fazer alguma coisa, e eu acho que isto talvez seja uma influência diferente. Eu sei que o Joel é um grande fã de Draft Punk ; eu sou um grande fã de Chemical Brothers, e há algum tempo que eu quero fazer alguma coisa tipo Chemical Brothers. Eu tenho falado muito sobre isso, com os meus amigos. Quando essa oportunidade veio…
DEADMAU5: [rindo] MyChemical Bromance?
WAY: Eu queria fazer alguma coisa assim e foi realmente uma oportunidade incrível para começar imediatamente.
Gostem ou não, vocês são vistos como embaixadores de culturas musicais especificas, seja  Joel e a cena EDM  [Eletronic Dance Music] ou quando o MyChem estava em ascensão pós emo em 2006. Nenhum de vocês queria a notoriedade; vocês só queriam fazer música , fazer alguma coisa. Agora parece que toda hora que um artista alcança um certo nível da fama, tem expectativas colocadas neles por todos os lados. E do que eu sei sobre vocês dois, vocês parecem querer ter ter cinco dedos médios em uma única mão para provar o quanto vocês se importam com os estilos, culturas, por onde vocês passam.
DEADMAU5: Sim, essa é uma boa. Vou começar a fazer isso. Não, eu não sou tão bravo.
WAY: Tudo mais o que você disse sobre o desejo de fazer as coisas e não ser o cara agitando a maldita bandeira, sim.
“As pessoas querem se conectar a outro ser humano que é tão confuso e dogmático quanto elas.”
Esses tipos de culturas são necessários, porque começam como comunidade. Mas se a carreira de alguém decola, todas as facas estão fora e todo mundo se transforma em um bando de cadelas guinchando, e querendo a sua parte de ação. É quase como se você tivesse que ter um surto de agressividade, um Keviar psicótico para funcionar nos negócios de música hoje.
DEADMAU5: É sempre bom ter um figurino, eu acho.  Quer dizer, eu já estou vendo, ” Oh, ['Professional Griefers’’] soa melhor sem o vocal” e” Você arruinou tudo. ” Cara, escute a versão instrumental, você sabe? Qualquer que seja. Obviamente, eu vou receber críticas por isso, e [Gerard] vai receber críticas por isso. Mas  o que você sabe?” Eu tenho muitos tipos de porcarias dentro do meu armário, e eu não posso me livrar de nenhuma delas.
WAY: É meio louco para mim também, porque ele mexe com a minha mente. Porque é tudo música. Eu não… [Pausa]. Cara é ingênuo de a minha parte dizer que eu não vejo uma diferença gigante na forma de como eu e Joel estamos irritados, ou em nossas perspectivas ou pontos de vista? Eu não acho que eu escrevi alguma com que ele não concorde na letra, e eu não acho que há alguma coisa em sua música que eu não concordo. Acho que temos um terreno em comum totalmente completo. Não é como se eu fosse um cara nu-metal, gritando, eu não sei, “Lamborghinis e vadias’’ ou algo assim.
Isso é quando as coisas ficam estúpidas e maciçamente diluídas. Quando a Rolling Stone está citando Skrillex, dizendo que ele recebe mensagens de garotos de 10 anos de idade, dizendo: ” Eu estou fazendo dubstep, ” você tem que saber onde as culturas estão indo.
DEADMAU5: Isso não acontece com tudo? Quero dizer, não é isso que aconteceu com o hip-hop? Foda-se.
Absolutamente.
WAY: Rock tornou-se delineador e um corte de cabelo.
Joel, você foi muito franco sobre um monte de coisas, especialmente jockeys de laptop fingindo mixar ao vivo, quando na verdade estão buscando as coisas on-line. E Gerard, My Chemical Romance não toca mais na Warped Tour, mas você tem amigos em bandas ainda fazem isso. Você entende onde as armadilhas estão em certas coisas.
WAY: Eu não vou julgar ninguém que toca na Warped Tour. Eu acho que quanto mais velho eu fico, eu vejo a razão em tocar, e vejo que há um caminho diferente.  Eu não acho que uma criança que vai para a Warped Tour seria realmente capaz de se identificar com o My Chem. Quem não está se identificando com quem mais? Talvez em 10 anos, as pessoas que vão a festivais de música eletrônica não vão mais ser capazes de se identificar com a música de Joel.
DEADMAU5: Teríamos [shows] nos cassinos e em lugares como aquele.
O gênero musical que já devia ter uma morte rápida?
DEADMAU5: Qualquer que um que não seja feito corretamente, que, no mínimo, dê para a porra da cultura pop um canal viável para discar e cavalgar como uma puta até que se torne desastrosamente popular.
Vejo dois lados do negócio da música, uma é a música, um são os negócios. Você tem sucesso em ambos os lados, mas as recompensas para o negócio da música são apenas uma espécie de ultrapassar as escalas. Então, quando você começa, assim, como o Lil Wayne vai viajando ao redor de clubes de dança nos dias de hoje, ” Yo Yo! Eu realmente amo esse ritmo, devemos trabalhar em alguma coisa. ” Por quê? Que parte musical de você, decidiu que era legal trabalhar isso em sua máquina para vender para novos e velhos mercados, quando você era anteriormente bem sucedido fazendo algo completamente diferente e sem relação aquilo? Para não sufocar os esforços de músicos populares que querem se diversificar musicalmente. Mas nove vezes entre dez, não são sobre sair e tentar isso” uma coisa nova ousada”. Trata-se de apenas mover seus interesses para outro mercado para expandir sua masturbação pessoal por fama e vendas rápidas.
Você sabe que o single mais recente de Justin Bieber é uma faixa dubstep.
DEADMAU5: Então, quantas vezes Justin Bieber esteve em um maldito porão em Leeds tendo uma overdose de Ketamina, realmente entrando na coisa dubstep? Se foi mais de duas vezes, então está tudo bem, mas se foi apenas uma vez… [Risos.]
Ai é quando está tudo bem ir para esse tipo de coisa. É uma coisa enraizada que levou muito tempo para se desenvolver e ficar popular, e então se tornou popular muito rápido. E agora, bem, J. Bieber está fazendo uma faixa dubstep. Tenho certeza de que ele não está fazendo isso porque ele realmente mudou para a comunidade dubstep, e todos os fornecedores de som do final dos anos 90 de como isso evoluiu e mudou. Não cara: Você não sabia de nada sobre isso até que estive em toda Kmart graças a Skrillex, e agora você só quer ser isso, porque apela para uma grande percentagem de fãs que não teria de outra maneira.
Sei de pessoas que não podiam esperar para comprar o novo disco de Deadmau5 simplesmente porque leram sobre você na Rolling Stone. Não é apenas sobre a cultura jovem, os fãs mais antigos de música querem ficar animados sobre algo que é autêntico. Eles querem alguém que tome uma posição sobre as coisas, e isso é importante.
DEADMAU5: Verdade.  Isso é realmente muito importante, e eu acho que Gerard tem feito um trabalho muito bom nisso, também.
Sim, ele tem.
DEADMAU5: As pessoas querem se conectar a outro ser humano que é tão confuso e dogmático quanto elas.É isso com que as pessoas querem se conectar, e é isso que as pessoas vão apoiar, politicamente, musicalmente e em todas as outras esferas da vida. Quem quer comprar no já conhecido, ” Esse cara é um produto desta corporação assim e assim” que é obviamente, uma criança de um cartaz produzido em massa sobre monte de merda musical, sabe? Assim como um monte de artistas pop: Quanto trabalho que eles tem fora cantar em um microfone e depois serem Auto-Tuned? Nenhum. Eu acho que os mais artísticos querem expressar mais como eles se sentem, e compartilhar sua frustração em chegar aonde eles chegaram, eu acho que as pessoas querem se conectar a esses artistas, mais do que para alguém que está cedendo algo a eles.
Última pergunta: Qual deve ser o título deste artigo?
DEADMAU5: Quer saber? Gerard pode responder. Minha mão já está cansando.
WAY: ‘’Papai, você quer um café?” Isso é o que [minha filha] Bandit disse.
DEADMAU5: Eu gostei desse, mas você precisa de um título alternativo?
Vou ficar com um título alternativo:
DEADMAU5: ” Insira o título do artigo aqui”
Uma tentativa de cross-marketing e sinergia.
WAY: Bem, eu pensei que eu estava sendo inteligente, porque há uma canção chamada ‘’Haverá café’’ neste disco.
DEADMAU5: [Correção]” Pode haver café”.
WAY: ” Pode haver café. [Suspiros.] Droga.

Fonte: My Chemical Romance Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário